terça-feira, 31 de maio de 2011

Tabagismo é responsável por 200 mil mortes no Brasil

O tabagismo, segundo vários estudos, é o responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora). Após anos de consumo, o tabaco vem perdendo suas características “positivas” e mostrando seu verdadeiro perfil. Hoje não há mais dúvida sobre os malefícios causados pelo vício.

Na maioria das vezes o cigarro leva à morte por doença coronária (obstrução das artérias do coração), bronquite, enfisema e vários tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero) além de doenças vasculares.

As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer. Apenas 6,7 % dos casos não estão relacionados ao cigarro, pois 90 % ocorre em fumantes e 3,3% em fumantes passivos.

O cigarro não afeta apenas as pessoas que optam por este hábito prejudicial. Os não-fumantes, expostos à sua fumaça, absorvem nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias contidas no tabaco da mesma forma que os fumantes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo é uma das principais causas de morte evitável. Um terço da população mundial adulta fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina. Pensando na conscientização da população, fumante ou não, desde 31 de maio 1987 foi instituído o Dia Mundial sem Tabaco pela OMS e é comemorado pelos países membros.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Arnaldo Guinle, S/nº - Fazenda Botafogo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18hh

Telefones

(21) 3835-2975

Tecnologia do Blogger.